Marina Grilli | Educação Linguística no século XXI
top of page
2023 Palestra menor.png

Sobre

Marina Grilli é professora, palestrante, formadora de professores, pesquisadora, mentora e mãe. ​Pedagoga, bacharela e licenciada em Letras, Mestra em Letras e Doutora em Educação.


Começou a trabalhar como professora em 2006, ensinando inglês para jovens e adultos na periferia de São Paulo, além de atuar como docente no Ensino Superior.

Em 2013, teve aprovado seu primeiro projeto de pesquisa com financiamento público. Desde então, foram quatro pesquisas científicas realizadas ao longo de onze anos, todas voltadas para ensinar outras línguas ao público brasileiro de forma mais eficaz.

Palestrante de Bilinguismo e Metodologia de Ensino, já ofereceu formações em diversas escolas dentro e fora do estado de São Paulo.

Membro de grupos de pesquisa e associações internacionais de professores, Marina acredita que os professores brasileiros devem deixar de se submeter a diretrizes estrangeiras para se tornarem protagonistas da própria carreira.

Palestrante

Destaques

Professora do Instituto Singularidades

Responsável por elaborar e ministrar o Curso "Educação Bilíngue: a abordagem CLIL", integrando conceitos do ensino bilíngue e da educação decolonial

Professora assistente na USP

Aprofundando as discussões sobre Educação Linguística Crítica junto à Licenciatura em Letras

Criadora da proposta Além da Língua

Que já recebeu dezenas de depoimentos positivos, de professores que buscam ensinar língua de um jeito inteligente e eficaz

Cofundadora do GEPELAB

Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Alemão no e do Brasil - o primeiro grupo existente voltado para questões decoloniais de ensino de alemão

Formação acadêmica

Principais pontos de uma trajetória em curso

Doutorado em Educação

2018 - 2023

Foco em educação linguística, translinguismo e decolonialidade. A pesquisa parte da percepção de que o projeto colonial vigente no Brasil desde a invasão europeia tem como pilar central a imposição do monolinguismo: de um lado, afirmamos falar o português, desconsiderando as ricas influências exercidas pelas diversas línguas indígenas e africanas que aqui coabitaram. De outro lado, tem-se dificultado há décadas o acesso a línguas de prestígio na escola pública, restringindo-as a quem pode custear cursos privados. O objetivo da pesquisa foi mapear indícios da colonialidade nas práticas de ensino de alemão no Brasil, e constatou-se que ela ainda domina o ensino de línguas em nosso país.

Mestrado em Letras

2016 - 2018

Foco em ensino de alemão como língua estrangeira, com disciplinas sobre plurilinguismo e princípios metodológicos, além de metodologia de pesquisa. Projeto de pesquisa sobre o papel da abordagem CLIL na competência de leitura em alemão. Concluiu-se que cursar uma disciplina CLIL auxilia no desenvolvimento da leitura do aluno que já construiu uma base de conhecimentos da língua alemã, mas ainda não tem experiência como leitor.

Licenciatura em Letras

2011 - 2015

Licenciatura em Letras com habilitação em Alemão pela USP, a melhor e mais completa formação profissional para planejar e ministrar aulas de línguas, em todos os níveis e para todos os públicos. Iniciação científica realizada, acerca do ensino de alemão após inglês.

Bacharelado em Letras

2010 - 2015

Bacharelado duplo na USP, em Português e Alemão, capacitando para a análise crítica da língua enquanto sistema, discurso e ideologia. Aprofundamento nas literaturas portuguesa, brasileira e alemã, e na tradução do alemão para o português brasileiro. Iniciação científica realizada, acerca das diferenças entre pesquisas sobre ensino bilíngue no Brasil e na Europa.

Licenciatura em Pedagogia

Curso prático e abrangente, realizado na UniSant'Anna, como etapa fundamental para a inserção na Educação Infantil bilíngue.

2006 - 2008

Experiência profissional

As principais vivências que me trouxeram até aqui

2013 - 2023

Universidade de São Paulo (USP)

Pesquisadora remunerada na área de Educação Linguística.
Desenvolvi individualmente quatro projetos de pesquisa que conquistaram destaque na área.
Os resultados dessas pesquisas se transformaram em artigos científicos e apresentações em congressos, mas também em cursos, workshops e treinamentos para a comunidade docente, unindo a teoria acadêmica e a prática de sala de aula.

2021

Instituto Singularidades

Professora responsável pelo Curso de Extensão "Educação Bilíngue: a abordagem CLIL".
Definição do conteúdo, elaboração do programa, seleção da bibliografia de apoio, preparação e condução das aulas, inserção de atividades e demais informações no sistema da Instituição.

2020

USP

Professora assistente do curso de Licenciatura em Letras, na área de Metodologia de Ensino.
Responsável por elaborar e ministrar aulas sobre Decolonialidade e ensino Pós-Método, além de definir a bibliografia do curso junto ao professor titular.

2019 - 2020

PersEU Consulting GmbH

Professora de alemão em regime intensivo (20h semanais), para uma turma de enfermeiras que se mudaram para a Alemanha, já com contrato de trabalho.
Responsável pela seleção do material didático implementado, pelo planejamento e execução de plantões semanais de dúvidas e por cobrir eventuais faltas da equipe docente no contraturno.
Responsável também pela gerência do escritório brasileiro.

2016 - 2019

UP Language Consultants

Professora de alemão para diversos níveis, em empresas como BMW e Faculdades Oswaldo Cruz.
Responsável pela atualização do currículo da escola, com novo cronograma e material didático mais recente, e pela elaboração de provas adequadas ao novo currículo, abrangendo as quatro competências linguísticas.

2009 - 2014

Wizard

Professora de inglês para todos os níveis da franquia e, em paralelo, professora iniciante de alemão, em quatro unidades diferentes.
Integrante da equipe de coordenação, responsável por elaborar relatórios semanais de faltas, cobrir faltas da equipe docente, preparar pautas de reuniões e conteúdo para treinamentos mensais, sobretudo a respeito de técnicas de aprendizagem e motivação.

bottom of page