EU BEST maior.png

Sobre mim

Apaixonada por educação e línguas desde cedo, alfabetizava minhas bonecas ao cinco anos de idade. Nunca parei de estudar... nem pretendo.

Utilizo o que aprendi na minha trajetória profissional e acadêmica para buscar soluções para as demandas de educação para o século XXI, com o objetivo de estimular docentes e aprendizes de línguas no Brasil a romperem com velhos paradigmas.

Isso é Educação Linguística: ensinar línguas com propósito e de forma crítica na sociedade do conhecimento, cujo desafio é saber o que fazer com tanta informação.

Acredito que a Educação Linguística só pode fazer sentido no Brasil se considerar as especificidades do contexto brasileiro, partindo de uma perspectiva translíngue e decolonial.


Por isso, tenho me dedicado a escrever artigos e a ministrar cursos sobre esses temas, Meu objetivo é contribuir para o desenvolvimento da Educação Linguística Crítica no Brasil.

 
Workshop%2525252520APPA%2525252520p%2525

Destaques

Professora do Instituto Singularidades

Responsável pelo Curso de Extensão "Educação Bilíngue: a abordagem CLIL"

Parecerista de periódicos

Revista Educação, Revista Leitura, Revista Projekt, Revista Porto das Letras, Revista Pandaemonium Germanicum

Membro da ALAB

Associação de Linguística Aplicada do Brasil

Membro da APPA

Associação Paulista de Professores de Alemão

 

Experiência profissional

As principais experiências que me trouxeram até aqui

2021 - atual

Professora do Instituto Singularidades

Responsável pelo Curso de Extensão "Educação Bilíngue: a abordagem CLIL".
Definição do conteúdo, elaboração do programa, seleção da bibliografia de apoio, preparação e condução das aulas, inserção de atividades e demais informações no sistema da Instituição.

2013 - atual

Universidade de São Paulo (USP)

Pesquisadora remunerada na área de Educação Linguística.
Desenvolvi individualmente quatro projetos de pesquisa, e hoje estou concluindo a execução do último deles.
Os resultados dessas pesquisas se transformaram em artigos científicos e apresentações em congressos, mas também em cursos, workshops e treinamentos para a comunidade docente, unindo a teoria acadêmica e a prática de sala de aula.

2019 - 2020

PersEU Consulting GmbH

Professora de alemão em regime intensivo (20h semanais), para uma turma de enfermeiras que se mudaram para a Alemanha, já com contrato de trabalho.
Responsável pela seleção do material didático implementado, pelo planejamento e execução de plantões semanais de dúvidas e por cobrir eventuais faltas da equipe docente no contraturno.
Responsável também pela gerência do escritório brasileiro.

2016 - 2019

UP Language Consultants

Professora de alemão para diversos níveis, em empresas como BMW e Faculdades Oswaldo Cruz.
Responsável pela atualização do currículo da escola, com novo cronograma e material didático mais recente, e pela elaboração de provas adequadas ao novo currículo, abrangendo as quatro competências linguísticas.

2009 - 2014

Wizard

Professora de inglês para todos os níveis da franquia e, em paralelo, professora iniciante de alemão. Quatro unidades diferentes.
Integrante da equipe de coordenação, responsável por elaborar relatórios semanais de faltas, cobrir faltas da equipe docente, preparar pautas de reuniões e conteúdo para treinamentos mensais, sobretudo a respeito de técnicas de aprendizagem e motivação.

2009

AllTogether Bilingual School

Head teacher: professora bilíngue (português/inglês) responsável por uma turma na faixa etária dos 3 anos.

Planejamento pedagógico, execução de festas e de aulas especiais como cooking class.

 

Minha formação

Principais pontos de uma trajetória em curso

Doutorado em Educação

2018 - 2022

Foco em educação linguística, translinguismo e decolonialidade. O projeto de pesquisa parte da percepção de que o monolinguismo tem sido imposto no Brasil desde a invasão europeia, e de forma bem-sucedida: de um lado, afirmamos falar o português, desconsiderando as ricas influências exercidas pelas diversas línguas indígenas e africanas que aqui coabitaram. De outro lado, tem-se dificultado há décadas o acesso a línguas de prestígio na escola pública, restringindo-as a quem pode custear cursos privados. O objetivo da pesquisa é entrar em contato com sujeitos do ensino e da aprendizagem de alemão no Brasil que romperam com a lógica.

Mestrado em Letras

2016 - 2018

Foco em ensino de alemão como língua estrangeira, com disciplinas sobre plurilinguismo e princípios metodológicos, além de metodologia de pesquisa. Projeto de pesquisa sobre o papel da abordagem CLIL na competência de leitura em alemão. Concluiu-se que cursar uma disciplina CLIL auxilia no desenvolvimento da leitura do aluno que já construiu uma base de conhecimentos da língua alemã, mas ainda não tem experiência como leitor.

Licenciatura em Letras

2011 - 2015

Licenciatura em Letras com habilitação em Alemão pela USP, a melhor e mais completa formação profissional para planejar e ministrar aulas de línguas, em todos os níveis e para todos os públicos. Iniciação científica realizada, acerca do ensino de alemão após inglês.

Bacharelado em Letras

2010 - 2015

Bacharelado duplo na USP, em Português e Alemão, capacitando para a análise crítica da língua enquanto sistema, discurso e ideologia. Aprofundamento nas literaturas portuguesa, brasileira e alemã, e na tradução do alemão para o português brasileiro. Iniciação científica realizada, acerca das diferenças entre pesquisas sobre ensino bilíngue no Brasil e na Europa.

Licenciatura em Pedagogia

Curso prático e abrangente, realizado na UniSant'Anna, como etapa fundamental para a inserção na Educação Infantil bilíngue.

2006 - 2008