Artigos | Educação Linguística no século XXI
top of page
Girls in the Library_edited_edited_edited_edited.jpg

Artigos

Produção científica sobre Educação Linguística e formação docente

Educação, pesquisa e política

Monolinguismos civilizatórios:
três efeitos da colonialidade linguística no Brasil do século XXI

Este artigo estabelece relações entre a história colonial do Brasil e as políticas para o ensino de línguas em nosso país desde o início da colonização, e defendese a educação linguística como alternativa emancipadora.

Como ensinar línguas? Do método ao pós-método

Artigo curto e focado na prática, que retoma os métodos de ensino de línguas e os princípios da aula pós-método, resgatando os recursos do professor de línguas para a autonomia. Exemplos práticos de aplicação do pós-método na aula de alemão.

Por que usar a LM na aula de LE: do plurilinguismo ao translinguismo

Uma questão recorrente com a qual se deparam os professores de línguas adicionais é o que fazer quando os alunos se expressam em sua língua materna durante a aula. Este artigo apresenta argumentos em favor do uso da LM como recurso para a aprendizagem de uma língua adicional.

Passado, presente e futuro do ensino de línguas no Brasil

Este trabalho revisita a história do ensino de línguas no Brasil, delineando um panorama histórico-político que situa três aspectos em paralelo: as línguas ensinadas nas escolas desde o início da colonização, as políticas linguísticas concernentes a esse ensino e os métodos de ensino vigentes em cada época. Esses aspectos são relacionados às condições atuais de ensino de línguas no Brasil.

Descomplicando a metodologia de pesquisa para professores

Em tempos de descaso com a ciência, é fundamental a qualquer profissional do ensino saber o básico sobre o método científico. Este artigo curto e em linguagem acessível apresenta os princípios da pesquisa científica, com o objetivo de mostrar a professores de línguas que todos somos igualmente capazes de produzir conhecimento e combater a ignorância com propriedade.

Por uma educação linguística Translíngue e Decolonial: questões para o ensino de alemão

Neste artigo, defende-se a substituição de muitas práticas de ensino consolidadas no Brasil pela Educação  Linguística crítica em alemão. São apresentadas provocações práticas, reforçando que uma tal educação linguística só pode ser construída a partir de uma perspectiva translíngue e decolonial.

A linguagem neutra de gênero como recurso de resistência à colonialidade linguística

O objetivo deste artigo é estabelecer relações entre a colonialidade linguística, conforme ela se apresenta no Brasil do século XXI, e a grande resistência de determinados setores da sociedade brasileira quanto à proposta de uma linguagem neutra de gênero.

Leitura e compreensão de leitura em língua estrangeira

Este trabalho apresenta modelos teóricos da compreensão de leitura, e estabelece correlações entre eles e os desafios encontrados ao elaborar testes de leitura em outra língua. Discute-se por que a compreensão de leitura é mais complexa que a compreensão de um texto.

Combatendo fake news: literacia no pensamento crítico

Nesta resenha, são definidos os conceitos de literacia, popularmente chamada letramento, e pensamento crítico. São estabelecidas relações entre a literacia e capacidades cognitivas como a memória, a compreensão da linguagem e, consequentemente, o pensamento crítico. Desse modo, fica claro o papel da literacia no combate às fake news.

A influência do plurilinguismo na L1

Nesta resenha, explico por que as nomenclaturas "monolíngue" e "plurilíngue", "nativo" e "não-nativo" já não fazem sentido na Educação Linguística do século XXI: o conhecimento de recursos pertencentes a outras línguas influencia o modo como usamos a língua materna. Além disso, o monolinguismo tem se tornado cada vez mais raro, pois cada vez mais pessoas aprender outras línguas ou são simplesmente expostas ao multilinguismo em sociedade.

Ensino de alemão no Brasil

The Influence of English in the German Learning Process: Transfer, Interference and Conflict

Este artigo, publicado em periódico internacional, apresenta uma pesquisa que teve como objetivo avançar na compreensão da influência da primeira língua adicional sobre a aprendizagem de uma segunda língua adicional. Conclui-se que não existe uma relação simples de causa e efeito entre o conhecimento de inglês e a facilidade para aprender alemão.

Por uma educação linguística Translíngue e Decolonial: questões para o ensino de alemão

Neste artigo, defende-se a substituição de muitas práticas de ensino de alemão já consolidadas no Brasil pela educação linguística crítica em alemão. São apresentadas provocações práticas para a educação linguística em alemão para o povo brasileiro, reforçando que uma tal educação linguística só pode ser construída a partir de uma perspectiva translíngue e decolonial.

A práxis pedagógica no ensino de alemão

Este trabalho se baseia em uma oficina de formação continuada docente que foi oferecida pela autora em dois contextos, como parte de sua pesquisa de doutorado: para professores de alemão em exercício e para professores de alemão em formação inicial. O objetivo da oficina foi chamar os professores a refletirem sobre atitudes de submissão, ou não, aos paradigmas tradicionais para o ensino de língua, notadamente europeus.

Transferência, interferência e conflito entre as formas verbais do passado em inglês e alemão

Artigo curto que apresenta uma pesquisa empírica sobre a recorrente pergunta: saber inglês ajuda a aprender alemão?

Os currículos de Letras/Alemão e seus recursos para a aprendizagem de língua

Este trabalho apresenta um panorama da realidade da grande maioria dos cursos brasileiros de graduação em Letras/Alemão, tanto na modalidade Licenciatura como no Bacharelado, e comenta dois possíveis caminhos a serem percorridos por docentes e graduandos desses cursos na busca por um maior aproveitamento dos recursos nele disponíveis para a aprendizagem da língua alemã.

CLIL e a leitura na graduação em Letras/Alemão

Versão curta do artigo acima, discute um possível papel do CLIL nos cursos brasileiros de Letras/Alemão, com base em um estudo empírico realizado na USP.

Alemão como língua estrangeira e a didática do plurilinguismo no Brasil e na Europa

Este trabalho reúne e compara dez relatos de pesquisas, publicados no Brasil e na Europa, que tratam de constelações plurilíngues em que o alemão é uma das três ou mais línguas faladas ou aprendidas no contexto analisado. É estabelecido um elo entre três pontos-chave da didática do plurilinguismo e são apresentadas sugestões para a melhora do ensino de alemão no Brasil.

CLIL em alemão no Brasil

Este artigo, publicado no maior periódico voltado ao Alemão na América Latina, discute o papel em potencial do CLIL na formação profissional para o ensino de alemão. Conclui-se que cursar uma disciplina CLIL auxilia no desenvolvimento da leitura quando já se tem uma base de conhecimentos da língua alemã, mas ainda não se tem experiência em leitura.

A abordagem contrastiva no ensino de alemão após inglês e os desafios na graduação em Letras

Este trabalho apresenta uma reflexão acerca dos desafios encontrados nos cursos brasileiros de graduação em Letras-Alemão, e também acerca do modo como o conhecimento da língua inglesa pode ser aproveitado na aprendizagem do alemão nesse contexto.

bottom of page