Norte Global

A Colonização Linguística do Brasil

​No Brasil, o monolinguismo - isto é, a comunicação exclusiva em língua portuguesa - sempre foi pilar central do projeto colonial. Hoje, a oportunidade de aprender inglês e outras línguas de prestígio parece restrita a quem pode pagar por cursos cada vez mais caros e excludentes.

Assim, enquanto diversos países periféricos ao redor do mundo mantêm paisagens linguísticas diversificadas, 98% da população brasileira tem o tal "português" como língua materna - e pouco acesso a LIBRAS, línguas indígenas, africanas ou de prestígio.

O que levou a esse modelo de colonialidade linguística por aqui? Quais são os interesses por trás de tamanho apagamento linguístico? E como nós, profissionais da educação e das línguas, podemos combater a colonialidade linguística?


Venha aprender mais sobre a nossa história e sobre como construi-la de forma diferente, ensinando línguas para o nosso povo de maneira mais significativa e eficaz.

O curso será disponibilizado 100% online, mas será possível acompanhar a gravação ao vivo! Quem estiver presente durante a gravação terá a oportunidade única de tirar todas as suas dúvidas individualmente, e de fazer networking com outros colegas de profissão que também buscam adotar uma perspectiva crítica no ensino de línguas.

Clique em "Inscreva-se" para garantir a sua vaga!